Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto

Comunicado sobre o retorno gradativo do abastecimento de água

Comunicado sobre o retorno gradativo do abastecimento de água
Fonte: SAMAE
Data da postagem: 07/11/2023
Views: 3533

COMUNICADO

 O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Ibiporã informa que foram finalizados os serviços de limpeza e inspeção dos reservatórios de água tratada.

As atividades foram realizadas nos dias 06 e 07 de novembro e tiveram o objetivo de garantir a qualidade da água produzida e distribuída por meio dos sistemas de abastecimento, além de atender as resoluções do Órgão Regulador, bem como as demais legislações vigentes.

O processo de limpeza e inspeção foi iniciado dia 06/11 as 20h00min e toda a equipe envolvida nesta atividade atuou de forma ininterrupta até a conclusão dos trabalhos.

Informamos que devido à característica centralizada do sistema de distribuição de água do município, e a complexidade das atividades, foi necessário realizar a interrupção total do fornecimento, sendo este o único meio de realizar os serviços de limpeza e inspeção dos reservatórios que comportam 5.050 m3 de água, o que equivale a mais de 5 milhões de litros de água tratada que abastecem o município. 

Esclarecemos que o retorno do abastecimento já foi iniciado e que, apesar de atender aos padrões de potabilidade, o aspecto físico da água pode ter coloração amarelada. Este é um fenômeno temporário que ocorre por causa da presença de partículas que estão aderidas à parede interna da tubulação. Com o aumento da pressão, essas partículas se soltam e provocam a alteração na cor da água.

Para minimizar o aspecto colorido da água, estão sendo realizadas descargas na rede, que consistem na abertura de registros instalados em locais estratégicos da rede de distribuição de água em todo o município e têm a função de expurgar a água da tubulação.

Reforçamos que a água fornecida pelo SAMAE atende todos os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde e que a qualidade da água é monitorada 24 horas por dia e todas as análises laboratoriais são realizadas conforme os parâmetros estabelecidos pelos órgãos fiscalizadores.

Compreendemos que a realização deste serviço pode ter ocasionado alguns transtornos, no entanto, reforçamos que sua execução foi indispensável para atender às determinações legais e garantir a eficiência do sistema de abastecimento do município e a manutenção da qualidade da água fornecida à população.

Reiteramos a orientação de manter fechados os registros até que o aspecto da água esteja normalizado.

 

Casos pontuais em que o fornecimento de água ainda não tenha retornado serão tratados com prioridade, basta entrar em contato por telefone ou whatsapp relatando a ocorrência e informando o endereço que nossa equipe irá verificar.

 

Link para acesso ao whatsapp: http://wa.me/message/IGVU2OB7MQMPA1

 

Última atualização: 17/04/2024 00:43:18