Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto
Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto

SAMAE PARTICIPA DO 51º CONGRESSO NACIONAL DO SANEAMENTO DA ASSEMAE

SAMAE PARTICIPA DO 51º CONGRESSO NACIONAL DO SANEAMENTO DA ASSEMAE
Fonte: SAMAE
Data da postagem: 21/09/2023
Views: 554

O 51º Congresso Nacional de Saneamento da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE) acontece de 18 a 22 de setembro de 2023, em Poços de Caldas (MG). Reconhecido como um dos principais fóruns de saneamento básico no Brasil, o evento atrai gestores públicos, técnicos, empreendedores, pesquisadores, estudantes e profissionais do setor de saneamento básico.

 

A programação do evento é ampla e inclui, principalmente, painéis, apresentações de trabalhos técnicos e exposições de tecnologia. Essas atividades abordam temas essenciais e necessários como tratamento de água e esgoto, gestão de resíduos sólidos, planejamento, política tarifária, controle de perdas, regulação, controle social, entre outros.

 

O Diretor-Presidente do SAMAE, Gustavo Toneli de Sá, que também ocupa o cargo de Diretor de Assistência aos Municípios da ASSEMAE, foi convidado para palestrar na Mesa Redonda sobre Gestão Sustentável de Resíduos em Âmbito Municipal e Intermunicipal, para apresentar a gestão dos resíduos sólidos de Ibiporã, que é referência em nível nacional, devido à abrangência do Programa de Coleta Seletiva que contempla 100% do território urbano do município e também em razão da destinação adequada dos resíduos sólidos, e do Programa de Educação Ambiental da Autarquia.

 

O Congresso é uma plataforma para que municípios e estados compartilhem suas experiências e melhores práticas em relação ao saneamento básico. Isso permite que regiões com desafios semelhantes aprendam com as soluções encontradas por outros, acelerando o progresso em direção a sistemas mais eficientes e sustentáveis.

 

Ter representantes do SAMAE neste evento de grande relevância no cenário brasileiro é fundamental, pois sua importância não se limita apenas ao compartilhamento de informações técnicas, mas também à promoção da conscientização sobre a relevância do saneamento básico para a saúde pública, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico. Ao reunir diversos atores do setor, ele contribui para a disseminação de conhecimento, o compartilhamento de experiências e a busca por soluções inovadoras que podem transformar a realidade do saneamento básico no país

      

Imagens: ASSEMAE

Última atualização: 16/04/2024 23:20:46