INAUGURADO NOVO SISTEMA DE ÁGUA DO DISTRITO DE TAQUARA DO REINO

 

Publicado em: 08/11/2018 00:00 | Fonte/Agência: SAMAE

Whatsapp

 

 

Os últimos relatórios da Organização Mundial da Saúde trazem informações relevantes quanto aos danos causados pela falta de saneamento à população mundial. Segundo a agencia Reuters de 7/3/17, “Ambientes poluídos e insalubres matam 1,7 milhão de crianças por ano, uma em cada quatro”, por causa de “poluição da água, falta de saneamento básico e de infraestrutura adequada de higiene”.

A taxa de mortes no Brasil é de 41,38 crianças com menos de 5 anos por 100 mil habitantes, principalmente por falta de saneamento básico, dados da agencia ESTADÃO em 4/7/17.

Nesse contexto o SAMAE de Ibiporã destaca-se como modelo na gestão e na prestação de serviço na área do saneamento.  A autarquia apresenta excelentes resultados com referência à universalização dos serviços prestados.

Os dados apontam que na área urbana do município de Ibiporã, o SAMAE atende 100% das residências com água tratada, 100% de coleta e tratamento de esgoto e 100% de coleta de resíduos sólidos.

Na zona rural, o SAMAE atende 58% da população com água tratada, 11% com coleta e tratamento de esgoto e 100% com coleta seletiva convencional.

O novo sistema de captação e tratamento de água do distrito de Taquara do Reino consiste de um poço tubular de 220m de profundidade, que produz 10m³/h de água. Depois de captada a água recebe adição de cloro e flúor, em atendimento PORTARIA Nº 2914 do MINISTÉRIO DA SAÚDE. Na sequência a água é armazenada em reservatório de 30m³ e segue para a distribuição à  população do distrito de Taquara do Reino, mantendo o padrão de modernização implementada pela autarquia em todos os seus sistemas.

O sistema antigo será mantido estrategicamente, “uma vez que a água captada é de boa qualidade e atende todos os parâmetros de potabilidade, o único ponto negativo é que em dias de chuva, seu aspecto físico fica alterado, o que não vai mais ocorrer com o inicio da operação desse novo sistema”, explica o Diretor Presidente do SAMAE, Edivaldo de Paula.