Estudantes plantam árvores para recuperar área do Córrego da Forquilha

 

Publicado em: 23/09/2019 08:46 | Fonte/Agência: SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto)

Whatsapp

 

Estudantes plantam árvores para recuperar área do Córrego da Forquilha

Divulgação/SAMAE

Alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Unidade Polo continuaram na quinta-feira (19) o plantio de mudas de árvores em uma área degradada no Fundo de Vale do Córrego Foquilha, em Ibiporã.  A iniciativa integra o Plano de Restauração Ambiental desta Área de Preservação Permanente (APP), iniciado em março de 2019 e que tem cronograma de atividades até novembro.

Foram plantadas diversas mudas nativas do bioma Mata Atlântica, garantindo a preservação e manutenção da sua capacidade reprodutiva.

Além dos alunos e professores do Polo, a atividade contou com a participação do prefeito João Coloniezi, do secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAAMA), João Odair Pelisson, do diretor de Meio Ambiente, Hélio da Silva, da bióloga da SAAMA, Andressa das Graças Silva de Paula, e do coordenador de Resíduos Sólidos e de Educação Ambiental do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Miguel Gardini.

Conduzido pela SAAMA e o Samae, com a participação dos alunos do Colégio Unidade Polo, o programa objetiva promover o conhecimento e o sentimento de preservação ambiental das Áreas de Preservação Permanente (APPs) urbana ou fundos de vale do Município de Ibiporã, de modo a garantir a manutenção da sua capacidade reprodutiva.

Dentre as ações educativas já realizadas com os alunos estão palestras, visitação à área de preservação permanente do Córrego Forquilha, que se encontra bem degradada, com erosão e depósito irregular de lixo, visita ao Parque Estadual de Ibiporã e ao Viveiro Municipal, coleta e cultivo das sementes, plantio de mudas nativas e cuidados com as plantadas, para que os estudantes possam estar em contato direto com a realidade do local e entendam quais os desafios enfrentados para revitalização e preservação do meio ambiente.