Nesta terça-feira (19) o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) apresenta à população a Unidade Móvel de Educação Ambiental. Por meio de doação, intermediada pelo Ministério Público e sem ônus para a autarquia, o Samae ganhou um ônibus equipado com uma maquete de nove metros, mostrando o caminho da água desde a nascente até sua distribuição.
A maquete contempla: nascentes, mata ciliar, uso de agrotóxicos, captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos, correta ligação de água de chuva e ligação correta de esgoto.
Para o diretor-presidente do Samae, Edivaldo de Paula, o veículo será um instrumento facilitador para a execução dos projetos de educação ambiental desenvolvidos pela autarquia junto à população.
Em 2017 o Samae iniciou o trabalho de Educação Ambiental com o objetivo de conscientizar e orientar a população com relação às demandas dos eixos do saneamento, promovendo sustentabilidade e melhoria quanto à qualidade de vida.
Já em 2018, a autarquia criou o “Programa de Educação Ambiental”, desenvolvendo treinamentos, palestras, capacitações e conteúdos pedagógicos para empresas e escolas. A iniciativa desse programa em parceria com as Secretaria Municipais de Educação e Meio Ambiente já atendeu este ano de 2019 cerca de quatro mil crianças da rede pública de ensino e outras instituições.
Os temas abordados dentro do programa são: coleta, tratamento e destinação de água, esgoto e resíduos sólidos.
Serviço:
Apresentação da Unidade Móvel de Educação Ambiental
Quando: 19 de novembro (terça-feira)
Local: Sede do Samae - Av. Santos Dumont, 565 – Centro
Horário: 16 horas
Mais informações:
- Diretor presidente do Samae, Edivaldo de Paula – 3258-8156;
- Coordenador de Educação Ambiental, Miguel Gardini – 3258-0154