Reunião mensal é realizada no SAMAE e divulga trabalho executado nos primeiros 6 meses de 2025
Com objetivo de integrar os servidores e fortalecer a transparência, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) realizou na última sexta-feira (25) a primeira reunião mensal do ano, que teve como foco o resultado do trabalho executado pela autarquia no 1º semestre de 2025. Também foram apresentados projetos para os próximos meses.
O escopo incluiu: integração dos novos servidores, despedida dos aposentados, balanço da participação da autarquia no Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, resultado das dos trabalhos desempenhados por cada diretoria, contratações previstas para materiais e serviços, obras futuras e formas de captação de recursos.
Entre os pontos destacados está a reestruturação do atendimento ao público, que passou por uma migração em seu sistema de abertura de ordem de serviços e terá a implantação do ChatBot neste ano. A automação é um reforço que busca aumentar a eficiência do atendimento e reduzir o tempo de espera do consumidor. Ainda na esfera administrativa e financeira, pontos como: revisão no plano de cargos, capacitações e a previsão de de concurso público, também foram mencionados.
Operação
O setor operacional apresentou dados importantes com relação ao primeiro semestre de 2025. Neste período, a autarquia produziu um total de 3.712.148 m³ de água potável na Estação de Tratamento de Água (ETA). Desse volume, 1.424.684 m³ (38,38%) foram captados do aquífero Guarani e 2.287.464 m³ (61,62%) do Ribeirão Jacutinga.
Foram executadas 9804 ordens de serviço em redes e ramais de água, 814 em redes e ramais de esgoto e 1.140 em resíduos sólidos. A Diretoria Técnica Operacional também pontuou a realização de adequações nas redes de água do Marajoara e Recanto do Engenho, com substituição das redes de PVC por PEAD, além da implantação de conexões por eletrofusão, que permitiu melhorias no abastecimento dos bairros John Kennedy, Balneário Tibagi, Recanto Kan Kan e Barra do Jacutinga.
Saneamento
Com relação ao saneamento, uma mudança foi realizada no início do ano que padronizou a entrega de kits mensais de embalagens, e não mais no momento da coleta. A alteração reduziu as reclamações pela falta de entrega e tornou mais eficiente a distribuição. A mudança no cronograma da coleta seletiva, a fiscalização mais intensa das empresas contratadas para o serviço de coleta e tratamento de resíduos também foram pontuados.
O controle de perdas e o meio ambiente também são frentes da área de saneamento do SAMAE, que tiveram trabalhos importantes em 2025, como a pesquisa de vazamentos e fiscalização de despejos não domésticos.
Entre as obras em andamento, estão: Estação de Tratamento de Esgoto Nenê Favoretto, Estação de Tratamento de Esgoto Balneário Tibagi, Estação de Tratamento de Esgoto Marajoara, Rede de Água do Marajoara e Recanto do Engenho, Reforma na Captação do Ribeirão Jacutinga, desassoreamento na captação do Ribeirão Jacutinga (ainda não iniciada), execução de interceptores no Lago Tucanos e instalação de novos reservatórios na Praça Ciro Ibirá de Barros e Distrito Taquara do Reino, que já foram concluídos.
A previsão é de que as reuniões sejam realizadas mensalmente para atualização das informações com relação ao trabalho prestado pela autarquia.