Sistema de abastecimento de água
O sistema de abastecimento público de Ibiporã é atendido por dois mananciais, um superficial (ribeirão Jacutinga) e outro subterrâneo (poço do Aquífero Guarani), composto pelas seguintes etapas:
Captação Jacutinga (manancial superficial)
A captação de água do Ribeirão Jacutinga foi inaugurada em 1971 em substituição aos poços cacimba que abasteciam de forma precária o perímetro urbano de Ibiporã. Atualmente são captados 160,0 l/s ou 576,0 m3/h de água bruta que é aduzida até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde a água passa por todas as etapas do processo até ficar dentro do padrão estabelecido por norma para abastecimento público. A casa de bombas da captação conta com dois conjuntos moto bomba de 600cv, trabalhando em regime alternado para conservação dos equipamentos e prevenção contra riscos de desabastecimento. O processo de clarificação da água bruta do manancial superficial ocorre na seguinte sequência: ajuste das dosagens dos produtos utilizados no processo, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação.
Captação Guarani (manancial subterrâneo)
A captação de água do Aquífero Guarani foi inaugurada em 2010, com o objetivo de ampliar a produção de água do SAMAE, visando dar mais segurança ao sistema de abastecimento público de Ibiporã. Atualmente são captados 100,0 l/s ou 360,0 m3/h de água bruta que é aduzida até o reservatório central de distribuição, onde recebe a adição de cloro e flúor antes da mistura com a água tratada do ribeirão Jacutinga na ETA. Por se tratar de água subterrânea, não se faz necessário passar pelo processo de tratamento convencional, que tem como objetivo principal eliminar a turbidez, promovendo a clarificação da água dentro dos padrões estabelecidos através das normas legais vigentes.
Reservatórios
Redes de Distribuição
O sistema de abastecimento público de Ibiporã conta com 477.000 metros lineares de redes de distribuição de água, atendendo todo perímetro urbano do município e boa parte da zona rural, distritos e bairros que estão localizados fora deste perímetro. O sistema de distribuição de água também conta com válvulas redutoras de pressão, registro de manobra e descarga, estações elevatórias (booster), entre outros dispositivos indispensáveis para um bom funcionamento do sistema.
Nossa capacidade de produção de água atualmente é de aproximadamente 22.500,0 m3/dia e a demanda média nos períodos mais críticos do verão é de aproximadamente 20.000,0 m3/dia, portanto, nosso sistema continua atendendo de forma satisfatória, fornecendo água de qualidade à nossa população, promovendo saúde e qualidade de vida.