Dicas do SAMAE

Saiba como verificar Vazamento em sua Residência:

  1. Mantenha aberto o registro do cavalete;
  2. Feche todas as torneiras e não utilize os sanitários;
  3. Amarre a bóia da caixa, não permitindo a entrada de água e marque o nível da água na caixa;
  4. Anote a sequência dos números do hidrômetro e durante duas horas, verifique se eles se alteram ou se o nível da caixa da água baixou;
  5. Se afirmativo:

    - Se os ponteiros do relógio se movimentarem, há vazamento no  ramal alimentado diretamente pela rede;

    -Se o nível da água na caixa d'água baixou, há vazamento nos sanitários ou na canalização alimentada pela caixa;

  6. Providencie rapidamente o conserto.
     

Veja como é simples manter sua caixa d´água sempre limpa:

  1. Feche o registro do cavalete.
  2. Utilize a água da caixa para o próprio consumo ou guarde em baldes para utilizar durante o período de limpeza.
  3. Deixe um palmo de água na caixa d'água.
  4. Tampe a saída para que esta água que ficou na caixa seja utilizada durante a limpeza e para que a sujeira não desça pelos canos.
  5. Lave as paredes e o fundo da caixa com pano úmido. (Obs: Não utilize escovas de aço, vassoura, detergente ou outros produtos.)
  6. Com auxilio de uma pá de plástico e um balde, retire a água da lavagem e a sujeira. Depois seque bem o fundo com panos limpos.
  7. Encha novamente a caixa e quando ela estiver cheia torne a fechar o registro. Adicione 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água e deixe por duas horas. Obs: Não usar de forma alguma esta água durante as duas horas.
  8. Passada às duas horas, esvazie a caixa abrindo sua saída. Abra todas as torneiras e acione as descargas (o registro deve continuar fechado). Essa água pode ser utilizada para limpeza de quintais, banheiros, etc.
  9. Tampe adequadamente a caixa, lavando bem a tampa antes da sua utilização.
  10. Anote a data da limpeza. Esta operação deve ser repetida a cada seis meses.
     

As 10 maneiras para Economizar Água:

  1. No Banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
  2. Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.
  3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
  4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
  5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d'água de mil litros.
  6. Na caixa d'água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.
  7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. 
  8. Regar jardins e plantas: No inverno pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
  9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. 
  10. Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura - Se precisar, utilize a água que sai do enxagüe da máquina de lavar roupas
     

Saiba alguns dados sobre a Água no Brasil:

O Brasil possui uma das maiores reservas hídricas do mundo, concentrando cerca de 15% da água doce superficial disponível no planeta.

Mas o contraste na distribuição é enorme:

A região Norte, com 7% da população, possui 68% da água do País, enquanto o Nordeste, com 29% da população, possui 3%, e o Sudeste, com 43% da população, conta com 6%.

Além disso, problemas como o desmatamento das nascentes e a poluição dos rios agravam a situação. Em conseqüência, 45% da população não tem acesso aos serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário.

A agricultura é o setor que mais consome água no país, cerca de 59%. O uso doméstico e o setor comercial consomem 22% e o setor industrial fica por último com 19% do consumo.

Projeções feitas por cientistas calculam que em 2025, cerca de 2,43 bilhões de pessoas estarão sem acesso a água.O desperdício é outro grande problema. Na verdade, é uma das causas para escassez. No Brasil 40% da água tratada fornecida aos usuários é desperdiçada. Cada pessoa necessita de 40 litros de água por dia, mas a média brasileira é de 200 litros.

Outros dados:
65% das internações hospitalares no país, principalmente de crianças, são causadas por doenças de veiculação hídrica.
Diarréia e as infecções parasitárias estão em segundo lugar como maior causa de mortalidade infantil no Brasil.
Apesar dos esforços, são poucas as indústrias brasileiras que tratam seus despejos antes de devolvê-los à natureza.
Apesar de toda energia gerada pelas gigantescas hidrelétricas do São Francisco, ainda hoje 35% da população rural dessa região não possui energia elétrica em seus domicílios.
São Paulo e algumas outras cidades do globo têm uma descarga de efluentes do mesmo volume que o fluxo natural dos rios que as atravessam.

Separação de Lixo - Agora é 100 %:

 

Orientações em caso de interrupção no abastecimento de água:

1- Motivos da interrupção no abastecimento:

Falta de água programada: É uma interrupção que ocorrerá de maneira programada, seja para manutenção ou ampliação de rede. Possibilitando a comunicação com antecedência.

Falta de água emergencial: Rompimento de redes e quedas de energia são alguns dos motivos que podem ocasionar interrupção do abastecimento, e são situações que não podem ser previstas.

2- Feche o registro de entrada: Caso perceba falta de água em sua residência, feche o registro de entrada de água localizado no cavalete. Pois em caso de rompimento de rede,isso ajudará a evitar que a água suja, entre na tubulação interna da casa.

3- Protocolo SAMAE: Após o conserto da rede de distribuição de água, o SAMAE abre descargas instaladas em pontos estratégicos para limpeza da tubulação, visando garantir a qualidade da água fornecida aos moradores.

4- Verifique a qualidade da água: Após o restabelecimento do abastecimento, abra a primeira torneira com ligação direta ao hidrômetro e verifique o aspecto da água. Se notar qualquer indício de sujeira, feche imediatamente o registro novamente.

5- Aguarde e repita o procedimento se necessário: Após fechar o registro novamente, aguarde um período de tempo e faça uma nova verificação da água. Repita esse procedimento até garantir que a água esteja limpa e própria para consumo.

6- Reporte a situação: Se mesmo após repetir o procedimento a água continuar suja, entre em contato com o SAMAE para relatar a situação, por meio do telefone: (43) 3258-8195 ou whatsapp: (43) 99120-0017

 

Seguindo essas orientações, você poderá minimizar os impactos de interrupções no abastecimento de água em sua residência, garantindo a qualidade e segurança do seu fornecimento de água.