SAMAE leva mundo do saneamento até a APAE e encanta alunos com educação ambiental

 

Publicado em: 09/09/2025 08:23 | Fonte/Agência: SAMAE

Whatsapp

 

SAMAE leva mundo do saneamento até a APAE e encanta alunos com educação ambiental

Os olhares curiosos, os sorrisos espontâneos e a animação dos alunos deram o tom da visita promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Ibiporã na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) da cidade, nesta quarta (3) e quinta-feira (4). A iniciativa levou informação, brincadeiras e inclusão para dentro da instituição, despertando o interesse dos estudantes sobre temas como água, esgoto e separação correta do lixo, assuntos que fazem parte do dia a dia de cada um deles.

Durante os dois dias, turmas de estudantes da APAE, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Fundamental, mergulharam em atividades educativas. A equipe levou brindes como kits de embalagens para a separação dos resíduos, copinhos de água e brincadeiras em papel, como dinâmicas de associação de conceitos.

Um dos destaques da ação foi a visita ao ônibus de Educação Ambiental do SAMAE, onde os estudantes puderam conhecer uma maquete de 9 metros que representa todo o funcionamento do saneamento na cidade: desde a captação e o tratamento da água, passando pela distribuição nas residências, até o recolhimento e destino final do lixo, seja ele para o aterro sanitário, compostagem ou reciclagem, e o tratamento do esgoto.

A escolha da APAE para a visita teve um significado especial. A associação atende alunos com deficiências intelectuais e múltiplas, muitos dos quais possuem mobilidade reduzida, o que dificulta o deslocamento até os locais onde normalmente ocorrem as visitas técnicas, como a Estação de Tratamento de Água. A ação faz parte do cronograma “Gota de Inclusão”, um projeto da autarquia que tem como objetivo promover acessibilidade na educação ambiental.

A APAE de Ibiporã é uma instituição reconhecida pelo trabalho em prol da inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência. Atendendo crianças, jovens e adultos, a entidade promove ações educativas, terapêuticas e de cidadania.