SAMAE realiza reunião para discutir coleta seletiva e avaliar a mudança no cronograma

 

Publicado em: 14/04/2025 09:37 | Fonte/Agência: SAMAE

Whatsapp

 

SAMAE realiza reunião para discutir coleta seletiva e avaliar a mudança no cronograma

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) realizou na semana passada uma reunião em conjunto com o prefeito José Maria (PSD) e a Sistemma, empresa terceirizada responsável pela coleta de lixo em Ibiporã, no Paraná, para discutir sobre as demandas a respeito do serviço e realizar uma avaliação do novo cronograma da coleta no município, que foi alterado no dia 20 de janeiro. A discussão ocorreu após a autarquia receber reclamações de moradores sobre a coleta seletiva em determinados pontos da cidade. 

Durante a reunião, o SAMAE apontou as reclamações que tem recebido sobre a coleta seletiva. Apesar do GPS disponibilizado pela terceirizada mostrar que o caminhão utilizado neste serviço passa por todo o município, a autarquia solicitou uma fiscalização mais intensiva da terceirizada para garantir que todos os lixos sejam coletados.

A autarquia também solicitou que as “bandeiras” feitas pelos coletores para otimizar o trabalho não sejam deixadas nas ruas por muito tempo. Bandeira é o agrupamento de lixo colocado na rua para que os coletores passem com o caminhão e recolham de uma só vez.

Um pedido foi feito para que, caso os coletores identifiquem que o lixo colocado na rua não seja o correto de acordo com o dia da coleta seletiva, será necessário tirar uma foto, que deve ser enviada ao SAMAE, com a finalidade de registrar o ocorrido. A autarquia se responsabiliza por ir até a casa do morador, com especialistas, e explicar como deve ser feita a separação dos resíduos em Ibiporã, como forma de conscientização e educação ambiental, para evitar a reincidência do problema.

Em maio uma outra análise será feita pela instituição para avaliar os resultados das atividades solicitadas.