Condomínio Horizontal Marajoara e bairro Recanto do Engenho passam por obras de infraestrutura

 

Publicado em: 23/04/2025 15:20 | Fonte/Agência: SAMAE

Whatsapp

 

Condomínio Horizontal Marajoara e bairro Recanto do Engenho passam por obras de infraestrutura

SAMAE informa motivo de interrupções temporárias no local e reforça sobre a importância de caixa d´água nas residências

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) informa que a Prefeitura de Ibiporã, em conjunto com a autarquia, realiza obras para a melhoria da infraestrutura no Condomínio Horizontal Marajoara e no bairro Recanto do Engenho, que são executadas por uma empresa terceirizada, mas acompanhadas e fiscalizadas pelo município. As alterações têm como objetivo proporcionar melhorias na região, como implantação de esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica e galerias pluviais.

No bairro Recanto do Engenho, são executadas galerias pluviais, pavimentação e a atualização da rede de água, que está sendo substituída por uma nova. Já no Condomínio Horizontal Marajoara, as obras são realizadas para a implantação do sistema de esgotamento sanitário, que inclui rede coletora de esgoto e estação de tratamento de esgoto.Também a execução de galerias pluviais e pavimentação.

Obras de infraestrutura dependem do serviço de escavação, tendo em vista que as redes de água e esgoto são subterrâneas. No Marajoara, já existe um sistema de abastecimento público implantado. Mesmo com o cadastro das redes locais e acompanhamento das obras, a rede pode sair do alinhamento previsto, e ocasionar o vazamento decorrente da obra. 

Sempre que ocorrer o rompimento da rede, os profissionais precisam fechar o setor de distribuição de água no local e fazer reparos. O SAMAE pede a compreensão dos moradores e reforça que trabalha para solucionar o ocorrido no menor tempo possível.

A autarquia ressalta que, desde 2008, o Código de Obras de Ibiporã obriga que todo imóvel no município tenha um reservatório de água (que pode ser uma caixa d’água). Em 2025, o Artigo 159 do Código de Obras trata sobre o tema, mantendo a obrigatoriedade, e estabelece que a capacidade dele deve ser de acordo com o tipo de ocupação ou seguindo a Norma - NBR - 5.626/1998, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O reservatório garante abastecimento em casos de interrupções temporárias, como as que ocorrem nas regiões de obras, quando há imprevistos de rompimentos na rede.

Para registrar falta de água, a orientação é que os moradores registrem uma reclamação por telefone: (43) 3258-8195 ou WhatsApp: (43) 99120-0017. O SAMAE reforça que a população entre em contato pelos meios de comunicação oficiais, para que as equipes possam trabalhar na normalização do serviço de forma mais ágil, caso algum rompimento não identificado previamente seja reconhecido e solucionado.