Campanha “Descomplicando o lixo”, do SAMAE, trata sobre separação de resíduos em Ibiporã

 

Publicado em: 29/04/2025 13:19 | Fonte/Agência: SAMAE

Whatsapp

 

Campanha “Descomplicando o lixo”, do SAMAE, trata sobre separação de resíduos em Ibiporã


O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Ibiporã, inicia nesta semana, a campanha “Descomplicando o Lixo” com o objetivo de alcançar os lares ibiporaenses e reforçar a educação ambiental na região, conscientizando sobre a coleta seletiva. As ações serão desenvolvidas principalmente nas redes sociais, mas também presencialmente. 


A campanha, que tem como slogan “Um pequeno gesto, um grande impacto”, busca elevar o nível de consciência da população sobre a coleta seletiva. Um dos pilares que sustentam a iniciativa é o esclarecimento de dúvidas da população sobre como separar os resíduos da forma correta. 


No Dia Internacional da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, a autarquia realizará uma ação presencial na Praça XII, às 9h, onde vai receber da população o descarte de lixo eletrônico. No local, o ônibus do SAMAE também será posicionado para que os visitantes possam entrar e conhecer um pouco mais do caminho percorrido pelo lixo na região. O veículo conta com uma maquete ilustrativa que detalha desde a coleta até o destino final dos resíduos em Ibiporã. As equipes também vão disponibilizar a distribuição de sacos plásticos. 


A participação ativa da sociedade colabora com o processo de reciclagem, favorece o meio ambiente e garante a segurança do coletor de lixo. 


Segundo o coordenador de saneamento do SAMAE, Renan Diego, houve uma mudança no cronograma da coleta seletiva na cidade, desde o dia 20 de janeiro de 2025. “Nós criamos um cronograma único. Com a unificação da coleta e dos horários, na segunda-feira, quarta-feira, e sexta-feira, o lixo orgânico é recolhido na cidade toda, em horários fixos. Na terça-feira e no sábado, o lixo rejeito é recolhido, e na quinta-feira a coleta é feita do lixo reciclável. Com isso, ao receber uma reclamação sobre o serviço prestado, conseguimos mais facilmente identificar a equipe responsável pelo trabalho, sendo que há uma padronização. Como resultado da alteração, os níveis de reclamação estão caindo”.
 

Em Ibiporã, a coleta seletiva é dividida em três tipologias, desde 2009: reciclável, orgânico e rejeito. O município é um dos poucos no Brasil que faz a coleta neste formado, de acordo com a política de saneamento. 


A importância de separar


Apenas 9% dos plásticos produzidos no mundo são fabricados a partir de materiais reciclados, segundo um estudo publicado na Communications Earth & Environment. A pesquisa mostrou que 98% do plástico virgem produzido em 2022 é fruto de combustíveis fósseis, tendo carvão e petróleo como fontes primárias. Isso significa que a indústria é dependente de recursos não renováveis, o que agrava a preocupação ambiental.


Quando o material reciclável entra em contato com um outro tipo de resíduo contaminado, ele já não pode mais ser aproveitado. Ao separar da maneira correta, o material reciclável pode ser tratado e reaproveitado. O orgânico se torna adubo, e o rejeito é o único dos três que não tem uma função final.


Por este motivo, o conceito de separação de resíduos precisa ser iniciado na origem, ou seja, pelo morador, para evitar que o material seja contaminado.

Foto: Pexels